quarta-feira, janeiro 04, 2012

Encerrando 2011.




Com essas duas charges de J. C. Lôbo, retiradas do Jornal Diário do Litoral encerramos as postagens de 2011. Elas retratam a opinião da maioria da população.

Motivos não faltam para isso, vemos em todas as esferas políticos que pouco fazem, defendendo seus próprios interesses, fazendo coisas erradas e ficando impunes, aumentando seus salários e nº de cadeiras, e no caso dos Legislativos deixando de fazer sua principal função: fiscalizar o Executivo. Escândalos parecem fazer parte do cotidiano da nossa política.

Parece muito desanimador esse panorama, e realmente é, o que faz com que a maioria das pessoas não queira se envolver, por isso vota de dois em dois anos porque são obrigadas, vêem as más notícias pela TV, jornais, comentam os absurdos, mas nada fazem.

É exatamente isso que o mau político quer; fazer o que bem entende sem ninguém por perto. O povo reclama em rodas de conversa, nos bares, nas praças, mais recentemente nas redes sociais, mas não toma uma atitude.

E qual seria a melhor atitude a ser tomada numa situação dessas?

Em nossa experiência de 12 anos acompanhando a Câmara de Santos, podemos dizer que é o acompanhamento de nossos políticos.

Não se podem entregar cargos tão importantes a diversas pessoas sem fiscalizar, não se pode deixar alguém num cargo por quatro anos sem ver o que ele faz esse tempo todo. Vamos confiar na prestação de contas que eles fazem no final do mandato? Quando estão em campanha eleitoral as cidades mostradas nas propagandas parecem paraísos em vez da dura realidade que vemos no dia a dia.

Temos que ficar “de olho” nos Legislativos, pois é lá que todos os projetos do Executivo são aprovados. Os prefeitos só podem agir por intermédio de lei, portanto todo projeto do Executivo tem obrigatoriamente que ser aprovado pelo Legislativo.

Conhecer o trabalho da Câmara Municipal é saber o que está acontecendo e o que irá acontecer em nossa cidade.

As sessões são transmitidas pela TV e internet toda 2ª e 5ª feira a partir das 18 horas com previsão de término às 22 h, mas dificilmente se estende até esse horário.

Além das sessões ao vivo o site da Câmara tem os vídeos das anteriores. Tem todas as atas das sessões como também uma agenda contendo informações das Audiências Públicas e Sessões Solenes.

Em Consultas On line - Proposituras podem ser acessados todos os trabalhos dos Vereadores, Prefeito e Mesa Diretora. Por lá qualquer cidadão que tenha acesso a internet pode avaliar os projetos, requerimentos e indicações por eles apresentados.

No mesmo menu em Legislação todos os projetos apresentados que viraram lei podem ser consultados.

Ainda faltam itens no site que achamos importantes e solicitamos a implantação através de ofício à Câmara em 15 de dezembro.

No mesmo dia entregamos cópia da nossa avaliação de 2011 que também está publicada aqui no blog (lista de links ao lado direito).  Já recebemos resposta informando que foi entregue uma cópia a todos os vereadores.

Esperamos sempre que os políticos melhorem, mas esquecemos de fazer nossa parte, pois assim como eles não fiscalizam o Executivo, também não estamos cumprindo nosso papel de fiscalizadores.

Acompanhar o trabalho do Legislativo é ter conhecimento de tudo que está acontecendo no Executivo e em nossa cidade, vamos participar, existem meios para isso.

Nossa experiência nos deixa afirmar também que existem bons políticos, poucos, mas existem. Mas se a maioria das pessoas acha que os políticos são ruins como podem deixá-los sem acompanhamento?

Que possamos ter cada vez mais pessoas de bem engajadas na Política, com “P” maiúsculo!

Participar da Política não é só ter cargo político, é ser cidadão e participar das decisões da sua cidade.
Um Feliz 2012 a todos!










Nenhum comentário:

Postar um comentário