26ª Sessão de 06 de maio de 2010.
Sessão aberta com apenas 12 vereadores presentes. Atrasaram Adilson dos Santos Jr, Marcelo Del Bosco Amaral, Marcus Vinicius Gomes de Rosis e Valdir Nahora. Foi justificada ausência de Hugo José Duprée que está em São Paulo em um trabalho parlamentar.
Os seguintes vereadores apresentam suas proposituras
-Antonio Carlos Banha Joaquim – Parabeniza a Universidade Santa Cecília pela realização da prova de natação Maria Lenk e passa a ler os dctos apresentados.
-Braz Antunes Mattos Neto – Lê os doctos.
- Reinaldo Martins – Suplente da Vereadora Telma se despede, pois na próxima sessão ela retorna.
Expressa sua preocupação com a cultura na cidade, se referindo a duas matérias do Jornal A Tribuna. A 1ª sobre o grupo teatral Trupe de Rua, que reclama não receber da prefeitura verba que trata a lei de sua autoria que criou o fundo de cultura. Lei essa que completa 3 anos e cria mecanismos de fomento a cultura. Segundo o vereador nenhum centavo foi disponibilizado através dessa lei para produção cultural.
A 2ª matéria fala de verba federal no valor de R$ 450.000,00 para criação de pontos de cultura que a prefeitura devolveu ao governo federal.
- Geonísio Pereira Aguiar – Le seus trabalhos.
O vereador relata que em uma audiência pública ele teve a informação que a cidade está deixando de arrecadar através do FUPES (Fundo do Esporte), verdadeira fortuna que poderia ser destinada à cultura e ao esporte. Tem que haver um projeto para captar esses recursos com empresas que podem destinar valores através do imposto de renda.
-Marcelo C. Del Bosco Amaral – Lê suas proposituras. Reclama da empresa que faz a limpeza pública e também que já foram apresentados vários requerimentos sobre essa questão.
-O Vereador José Lascane pede a palavra pelo artigo 68 para apresentar uma “armadilha” para o mosquito da dengue, feito com garrafa pet. Projeto esse inventado pelo professor e pesquisador do Conselho de Pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ele está fazendo a comunicação e levará o objeto para a Secretaria de Saúde por ser uma solução simples, econômica, de custo quase zero e ecológica.
- Arlindo Barros – Lê seus trabalhos.
- Eustázio Alves Pereira Filho – Apresenta suas proposituras. Fala também sobre a realização do Congresso da Paz e implantação do Conselho Municipal da Paz.
- Sadao Nakai – Antes de ler seus trabalhos fez um comunicado sobre o requerimento que fez solicitando ação da Secretaria de Ação Social aos moradores de rua que recebiam comida de um restaurante na Rua Frei Gaspar e que já foi atendido.
Faz um requerimento sobre a reciclagem de lixo em virtude de denúncia que somente 20 % do lixo reciclável coletado na cidade é aproveitado.
- José Lascane – Faz convite pro lançamento do livro Vovô Sabe Tudo.
Lê seus documentos. Apresenta uma indicação à Mesa Diretora sobre técnica de filtragem em computadores para não terem acesso a páginas impróprias como publicidade de pedofilia, violência, armamento, abuso sexual.
- Benedito Furtado – Faz uma comunicação sobre vários acidentes que acontecem na Vila dos Criadores onde as pessoas são obrigadas a andar nas margens da Av. Bandeirantes mantida pelo DER. A 2ª comunicação é sobre moradores da Vila Alemoa que estão sendo despejados por pessoas que se dizem donos de grande parte daquela área, mas que na verdade é da União a posse.
- Marcus Vinicius Gomes de Rosis. Lê seus documentos.
Fala sobre o descaso do DER em alguns setores próximos a região. Estradas mal conservadas, pedágios caros, que os empresários da iniciativa privada se negam a entrar em licitações das estradas que não são viáveis economicamente.
- Valdir Nahora – Lê seus requerimentos. Fala da falta de igualdade no pagamento dos policias no país e também sobre o Museu dos Morros.
- Adilson Júnior – Fala do seu retorno as atividades na Câmara por ter estado de licença médica e substituído pela suplente Professora Rose.
Lê seus requerimentos e fala sobre a violência na Baixada Santista recentemente.
- Manoel Constantino – Lê seus trabalhos. Fala sobre a extinção do Laudêmio que há mais de 20 anos luta por isso. Todos vereadores subscrevem esse requerimento.
Encerrado o 1º expediente às 20 h.
2º Expediente – Ordem do Dia.
Item 01 - Projeto de Lei nº 28/2010 – Autor Prefeito Municipal
Autoriza o Poder Executivo a celebrar com a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo S/A, - EMTU – convênio de cooperação técnica e apoio recíproco para implementação do Sistema Integrado Metropolitano - SIM – da Região Metropolitana da Baixada Santista.
Vereadora Cassandra fala que o projeto é lacônico, oco e impreciso. Que no lugar de várias informações importantes está preenchido com xxx, então o a bancada do PT vai abster-ser porque não é contra o projeto, mas também não vã votar um convênio incompleto.
O líder do PMDB Manoel Constantino explica e defende o projeto, mas apresenta a retirada de urgência do projeto para ser melhor discutido na Casa. Ele pede aos vereadores que votem em 1ª discussão, retira o pedido de urgência para que se possa discutir o projeto e fazer quantas audiências públicas forem necessárias, para que tudo seja feito de maneira clara e transparente.
Projeto aprovado por 12 votos sim e 3 abstenções.
A retirada de urgência também foi votada e aprovada.
Item 02 – Projeto de Lei 35/2010 – Autor Prefeito Municipal.
Altera dispositivo da lei nº 2.498 de 03 de dezembro de 2007, que dispõe sobre a Reformulação do Conselho Municipal do Idoso.
Aprovado por unanimidade em 1ª discussão.
Item 03 – Projeto de Lei Complementar nº 22/2010 – Autor Prefeito Municipal.
Cria o Programa de Reabilitação do Uso Residencial na Região Central Histórica de Santos “ Alegra Centro-Habitação”, e dá outras providências.
Vereador Constantino pede a palavra para enviar 27 emendas para serem inseridas.
Vereadora Cassandra apresenta uma emenda.
Vereador Marcelo Del Bosco pede a palavra porque esse projeto é muito importante e as emendas devem ser bem analisadas.
O Presidente Marcus De Rosis diz que as emendas vão à Comissão de Justiça e Redação.
Vereador Geonísio lamenta que essa discussão das emendas com a Secretaria de Planejamento não tenha se estendido a todos os vereadores,
A vereadora Cassandra diz que responde pela parte do acordo feito entre Executivo e as propostas da Associação dos Cortiços.
Vereador Constantino explica as mudanças feitas através das emendas.
Vereador Adilson Jr. Critica o governo fazer 27 emendas num projeto de sua própria autoria. Diz então que a Secretaria de Planejamento não tem um planejamento a altura.
Vereador Banha fala que o projeto vai fazer um ano que deu entrada na Casam que foi discutido, mas se for preciso fazer outras audiências, será feito.
Aprovado por unanimidade em 1ª discussão.
Item 04 – Projeto 22/2010 – Autor Prefeito Municipal.
Regulamenta a utilização e a fiscalização dos veículos motorizados empregados no serviço de moto-frete, e dá outras providências.
Vereador Roberto de Jesus fala a respeito do projeto, é presidente da CEV de Moto-frete, que fez várias audiências com representantes do setor, agradece a todos que ajudaram a realização desse projeto.
Vereador Marcelo Del Bosco fala da lei aprovada no Congresso e da regulamentação na cidade. Faz varais colocações sobre a profissão de motoboy.
Vereador Braz Antunes pede a palavra e faz várias colocações sobre o moto-frete e elogia o Vereador Roberto de Jesus por iniciar o projeto.
Vereador Banha faz elogios a todos também a exemplo dos outros colegas.
Aprovado o parecer com substitutivo, vai a Comissão de Finanças e Orçamento.
Item 05 – Requerimento nº 1442/2010 – Vereador Banha.
Para que se oficie ao Executivo a fim de que informe por qual motivo a Secretaria Municipal de Saúde não firmou convênio que especifica.
Aprovado em discussão única
Item 06 – Requerimento 1458/10 – Vereador Braz
Para que se oficie ao Executivo solicitando a reconstrução e cobertura das caneletas do Caminho São Jorge.
Aprovado em discussão única.
Item 07 – Requerimento 1477/10 – Vereador Marcus de Rosis.
Para que se oficie ao Presidente do CDHU, solicitando esclarecimentos e providências com relação às irregularidades que especifica.
Aprovado em discussão única.
Item 08 – Requerimento 1489/10 – Vereador Eustázio.
Para que se oficie ao Executivo solicitando maior fiscalização para inibir a ação dos usuários de drogas em local que especifica.
Aprovado em discussão única.
Item 09 – Requerimento 1519/10 – Vereador Banha.
Para que se oficie ao Executivo solicitando estudos para implantação de sinalização mais efetiva em local que especifica.
Vereador Marcelo Del Bosco pede a palavra para ressaltar a importância desse requerimento.
Vereadores Eustázio e Del Bosco subscrevem o documento.
Aprovado em discussão única.
Item 10 – Requerimento 1521/10 – Vereador Banha.
Para oficiar ao Executivo solicitando estudos para substituir lixeiras deterioradas ou quebradas no bairro do Gonzaga.
Vereador Geonísio diz que ano passado o Secretario do Meio Ambiente informou que gastaria pouco mais de um milhão para compra de lixeiras e no bairro do Gonzaga não se vê lixeira alguma. Subscreve o documento.
Aprovado em discussão única.
Item 11 – Requerimento 1568/10 – Vereador Arlindo.
Para que se oficie ao Executivo solicitando informações sobre o atendimento de moradores de rua.
Vereadora Cassandra critica o Centro de Triagem para onde foram encaminhados os moradores de rua que recebiam comida de um restaurante na Rua Frei Gaspar. Diz que lá é um dos piores lugares do mundo, que as condições são horríveis, uma garagem sem ventilação, etc.
Geonísio diz que não recebeu resposta a requerimento onde fez questionamentos a Secretaria de Ação Social. As informações sobre o número de moradores de rua são desencontradas.
Vereador Adilson Junior confirma as criticas da Cassandra, diz que o lugar é horrível, deplorável a situação.
Constantino disse que já falou com o prefeito sobre isso, e diz que as pessoas que trabalham nesse setor têm que trabalhar e gostar do que fazem.
Vereador Arlindo Barros que em visitas a esses lugares constatou falta de funcionários e falta de condições para que as pessoas vivam nesses abrigos.
Fala da incompetência de algumas pessoas que representam algumas Secretarias. Fala de carta anônima que ele e alguns vereadores receberam com referência a Secretaria de Ação Social.
Vereador Sadao Nakai fala sobre o aumento do número dos moradores de rua em nossa cidade, cobra uma decisão quanto a isso.
Aprovado em discussão única.
Item 12 – Requerimento 1571/2010 – Vereador Arlindo.
Oficiar ao Executivo, solicitando informações sobre o quadro de funcionários que especifica.
Aprovado em discussão única.
Item 13 – Requerimento 1558/2010 – Vereador Eustázio.
Oficiar ao Executivo, solicitando maior fiscalização dos serviços de coleta de lixo no bairro do Gonzaga.
Vereador Marcelo Del Bosco pede a palavra, fala que já são vários os requerimentos feitos pelos vereadores sobre a limpeza da cidade, cujo contrato é milionário. É imprescindível que a prefeitura fiscalize a limpeza urbana e cobre da empresa.
Reclama de alguns Secretários que não atendem bem aos vereadores, pede respeito a Câmara por parte deles.
Vereador Benedito Furtado – Pede para subscrever o requerimento e fala que o Gonzaga era um cartão de visitas da cidade e hoje é um bairro sujo, sem segurança e com moradores de rua.
Aprovado em discussão única e subscrito pelos Vereadores Del Bosco, Adilson, Constantino e Benedito Furtado.
Encerrada a sessão com os seguintes Vereadores ausentes:
Braz Antunes, Cassandra Nunes, Hugo Duprée*, José Lascane, De Rosis e Reinaldo Martins.
*Trabalho parlamentar em São Paulo.
Encerrada Sessão as 21:29 h.
Jornal A Tribuna de 07.05.2010:
Nenhum comentário:
Postar um comentário