No dia 11/10/16 na sede da UNISANTOS, representantes do Movimento Voto Consciente de Santos, Centro de Direitos de Direitos Humanos Irmã Maria Dolores, Diocese de Santos, Fórum da Cidadania de Santos, OAB Santos, Promotoria Comunitária de Santos e UNISANTOS propuseram um Manifesto Público que foi referendado por diversas instituições e movimentos sociais de Santos, com o objetivo de criar a Rede Nossa Santos Sustentável.
Esta criação coletiva, de natureza suprapartidária, tem por objetivo cumprir o relevante papel de viabilizar um processo permanente de atuação centrado em objetivos programáticos, com a finalidade de contribuir de maneira sistemática para a conquista progressiva do Desenvolvimento Sustentável para a cidade de Santos.
A Rede Nossa Santos Sustentável defenderá e apoiará ações e movimentos de promoção de valores éticos, de justiça social e de defesa de direitos de cidadania e do interesse público que venham a contribuir para o pleno exercício da democracia participava, democracia direta e mecanismo de transparência pública e controle social.
Como ações concretas, as setes entidades que deram início à criação da Rede Nossa Santos Sustentável estiveram em reunião com o presidente da Câmara Municipal de Santos – vereador Manoel Constantino, solicitando que o mesmo paute, ainda para o corrente ano, o Projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município nº 006/2015 que determina a todos os prefeitos eleitos ou reeleitos que apresentem em até 120 dias dias após a data de sua posse, um Plano de Metas para os quatro anos de sua respectiva gestão. Além disso, foi agendada uma reunião para o dia 25/10/16 na sede da UNISANTOS para o planejamento de atividades gerais.
A Rede Nossa Santos Sustentável terá por base o debate dos 12 eixos temáticos aplicados à Gestão Pública propostos pelo Programa de Desenvolvimento Sustentável elaborado pela Rede Nossa São Paulo, Rede Brasileira de Cidades Justas e Sustentáveis e Instituto Ethos.